Poupar no IMI

Pode pedir (nova) avaliação da casa até ao final do ano. Contribuintes devem fazer uma simulação antes, para perceber se compensa (ou não) pedir uma nova avaliação às Finanças.
15 dez 2022 min de leitura
Os contribuintes têm até ao deste mês para pedir uma nova avaliação da casa às Finanças e, deste modo, poupar no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a pagar em 2023. Ainda assim, a DECO Proteste recomenda que, antes, os contribuintes façam uma simulação para perceber se compensa.

Pedir uma nova avaliação do imóvel é a única forma de baixar o imposto a pagar.

Se não pedir a avaliação da casa, o IMI do próximo ano será igual ou superior ao deste ano, já que as Finanças atualizam automaticamente o valor patrimonial tributário dos imóveis a cada três anos, sempre com base nos coeficientes de desvalorização da moeda. Logo, em regra, estas atualizações automáticas apenas agravam o IMI a pagar.


Ora, "os imóveis envelhecem e as Finanças não reveem automaticamente o coeficiente de vetustez (idade do imóvel), que poderia baixar o valor do IMI".

Deste modo, os pedidos de nova avaliação de imóveis só podem ser apresentados pelo proprietário do imóvel (ou seu representante legal) com intervalos mínimos de três anos.

Fonte noticia - Casaaominuto
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.